quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Evangélicos NÃO PRATICANTES!


Escrito por Maxwell Ferraz

É até estranho. Para mim, sempre foi bastante comum ouvir a frase ‘Sou católico não praticante’, mas, evangélico não praticante é no mínimo esquisito. Segundo recentes pesquisas do IBGE e reportagem da revista Isto é, o número de evangélicos não praticantes no Brasil já ultrapassa a casa dos quatro milhões de pessoas.
Segundo a própria reportagem, “Evangélicos não praticantes são “aquelas pessoas que crêem, mas não pertence a nenhuma denominação”. Numa visão um pouco resumida poderíamos dizer que igreja é uma comunidade, onde pessoas se reúnem para celebrar ao Deus a quem servem, ter comunhão, orarem e aprenderem uns com os outros.
Se refletir um pouco nessa estatística com certeza surgirá alguns pontos de interrogação, como por exemplo: O que leva uma pessoa tomar a decisão de não ser mais membro de uma igreja? É possível uma pessoa ir para o céu sem freqüentar uma igreja? Afinal, um evangélico não praticante está em pecado?
As pessoas não querem e nem precisam de religião, dogmas, cartilhas e crendices, precisam de conversão, de novidade de vida e paz no coração. Quando entramos no campo da religiosidade estragamos o verdadeiro sentido da igreja, pois como sabemos, a religião afasta as pessoas. Esse mundo está cheio de traição, máscaras e discursos mentirosos, e se essas coisas acontecem dentro de uma igreja o que fazer lá? É só uma pergunta.
Acredito que quando uma igreja, que é uma comunidade deixa de ser uma comunidade e passa ser um clube onde seus sócios exigem seus direitos, pois estão ‘pagando’ por eles, ou, quando uma igreja se transforma em partidos políticos, onde cada grupo levanta e defende sua própria bandeira, e se esquecem que esse não é o papel da igreja na sociedade, estão assim, expulsando de dentro delas as pessoas e contribuindo para o aumento dessa estatística.
Se eu amar a Deus com todo meu coração, com todas as minhas forças e com todo meu entendimento e o meu próximo como a mim mesmo, corro o risco de ser jogado no fogo do inferno por não ir à igreja? Sinceramente acho que não.
Quero terminar esse breve pensamento lembrando-me de algumas características da igreja primitiva: (Atos 4: 32 a 36)

*E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

*E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

*Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.

*E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

Isso é igreja. Isso é comunidade. Se você encontrar essa igreja não tem motivos para não freqüentá-la e nenhuma desculpa será boa demais para não fazer parte dessa comunidade. Caso não encontre ou esteja em uma que não reúna "nenhuma" dessas características, é melhor entrar para a estatística.

Com carinho,

MF.

3 comentários:

  1. Max

    Penso a igreja é extremamente necessária, Jesus edificou a igreja, de certo planejava e planeja que ela seja utilizada, porém há uma confusão entre igreja de concreto e a igreja espiritual. A espiritual está dentro da de concreto, e os inimigos da igreja o tempo todo lançam na mídia o que acontece na igreja de concreto, esta igreja não irá subir com Jesus.
    É possivel ir para o céu sem a igreja? Sem a de concreto sim, sem a espiritual nunca. Mas tenho duas analogias para a necessidade da igreja, a primeira é o da escola, é possivel aprender a ler sem escola? Sim, mas na medida que vamos ampliando os conhecimento mais difícil vai ficando o autodidatismo, por mais contraditório que isto possa parecer, a igreja de concreto com seus defeitos, é uma grande escola, pois nela podemos exercer nosso amor, longanimidade, dominio próprio etc.
    A segunda é o Estado, você conseguiria viver sem governo, sem pagar impostos? Sim, claro. Porém precisamos de asfalto, de hospital, de segurança, quem iria definir onde fazer o asfalto, o hospital, a segurança? Você pode não gostar do Governo, mas seria bem pior sem ele. Sem a igreja (a de concreto mesmo) teriamos o caos na terra.
    Portanto meu conselho a estes 4 milhões de brasileiros sem igreja, vá para a igreja de concreto, ela pode ser ruim, mas é melhor que nada! Dificilmente você é tão bom a ponto de poder viver sem escola e governo.

    Mauro Jardim.

    ResponderExcluir
  2. E ai Max, bom acho q não existe igreja perfeita e essa matéria é meio estranha 4 milhoes é muita gente... mas como voce disse temos q encontrar uma igreja q reuna pelo menos algumas caracteristicas da igreja primitiva e pronto

    abraço

    ResponderExcluir